Como dizer ‘não’ a ​​amigos ou familiares que querem dinheiro emprestado

Quase sempre estranho quando um amigo ou membro da família pede dinheiro emprestado . A última coisa que você quer é ofender a outra pessoa, mas em alguns casos, você absolutamente não vai dar dinheiro a ela. Infelizmente, você pode estar se sentindo desconfortável, porque não sabe como lidar com a situação .

“A infeliz circunstância é que pedir dinheiro emprestado é desconfortável para ambas as partes”, disse ela. “Provavelmente, a pessoa que está perguntando está relutante e com vergonha de fazê-lo, porque o dinheiro está vinculado ao nosso valor próprio.”

O outro lado: precisa pedir dinheiro emprestado a um amigo ou família? Como abordar o assunto

Se você não puder emprestar o dinheiro, mas gostaria de poder, para mostrar empatia pela outra pessoa e reconhecer a situação difícil em que ela se encontra.

“Em seguida, peça desculpas por desejar poder ajudá-lo, mas, infelizmente, no momento você não pode”, disse ela. “Então prossiga com a razão pela qual você não pode ajudar. Por fim, deseje boa sorte à pessoa. ”

Se você simplesmente não está disposto a emprestar dinheiro, Clayto disse que não há problema em ser totalmente honesto.

“Diga à pessoa que você tem uma política de não emprestar dinheiro a amigos e familiares porque não quer nenhum sentimento de desconforto entre vocês dois”, disse.

Ou, se a pessoa pediu dinheiro emprestado de você no passado e não o devolveu, Clayto disse que é bom refrescar suavemente a memória dela, sem ser rude e desagradável.

“Você poderia dizer que odiaria que essa pessoa estivesse em dívida com você”, disse ela.

Independentemente de sua abordagem, Clayto disse para não perguntar à pessoa por que ela precisa de um empréstimo.

“Você não quer aumentar a vergonha deles”, disse ela. “O mais provável é que ele ou ela forneça a informação voluntariamente.”

No final das contas, Clayto disse que é importante apenas ser gentil com a outra pessoa.

“No final do dia, a etiqueta adequada não está fazendo ninguém se sentir mal”, disse ela. “Portanto, não importa o que você diga, lembre-se de ser gentil e gentil com a pessoa que está procurando o dinheiro.”

Ela disse que aderir a essa filosofia provavelmente permitirá que sua recusa em emprestar o dinheiro seja melhor recebida.

Jodi RR Smith, presidente da Mannersmith Etiquette Consulting, com sede em Marblehead, Massachusetts, disse para lembrar que este é o seu dinheiro que outra pessoa está pedindo emprestado.

“Você não é obrigado a explicar por que não está revelando”, disse ela. “Simplifique: ‘Eu sei que este é um momento difícil e sinto muito por não poder ajudar.’”

Isso, é claro, pode ser mais complicado se a pessoa que está perguntando for alguém de quem você realmente gosta, mas se você não tiver os fundos extras ou simplesmente preferir não emprestar o dinheiro, Smith disse que não há problema em recusar educadamente.

“Se você puder facilitar a resposta ‘não’, pode se oferecer para trabalhar com eles em seu orçamento mensal para fornecer a eles um caminho a seguir”, disse ela. “Ou, se eles estiverem desempregados ou subempregados, você pode oferecer algumas oportunidades de emprego ou networking.”

Em última análise, você não tem nada pelo que se sentir mal nesta situação. Você trabalha duro para ganhar seu dinheiro, então nunca deve se sentir obrigado a fazer empréstimos a amigos e familiares – especialmente se não tiver certeza de que eles vão pagar de volta.

Se a outra pessoa faz você se sentir culpado por não ter lhe dado um empréstimo, isso é uma falha de caráter da parte dela. Não importa o quão próximo seja seu relacionamento, você não é o banco pessoal deles.

Mantenha sua posição e tenha orgulho de si mesmo por tomar a decisão que é melhor para você. No final do dia, você só precisa seguir seus instintos.

Cadastre-se e receba informações!
Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *